http://jn.sapo.pt/2005/01/03/grande_porto/quatro_comboios_hora_nova_linha_leix.html
ferrovia Serviço tipo "shuttle" garantirá ligação de Matosinhos até Ermesinde (Valongo), no máximo, em 28 minutos Serviço de passageiros deve arrancar até ao final do próximo Verão
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Estação de Leça do Balio é uma das 10 que fazem parte da Linha de Cintura, que deverá abrir no final do próximo Verão |
Apartir do final do próximo Verão, os comboios que transportam milhares de toneladas de mercadoria de e para o porto de Leixões vão voltar a partilhar os carris da Linha de Cintura com composições de passageiros. O secretário de Estado dos Transportes, Jorge Borrego, já assinou o despacho que formaliza a comissão técnica para consolidar os estudos preliminares efectuados pela CP. Mas os pressupostos do novo serviço de transporte ferroviário da Área Metropolitana do Porto já estão definidos.
O objectivo é efectuar ligações tipo "shuttle", entre Leixões (Matosinhos) e Ermesinde (Valongo), com quatro composições por hora, em cada sentido, nas chamadas horas de ponta (das 7 às 9.30 horas e das 17 às 22 horas). Contas feitas, vai haver um comboio de 15 em 15 minutos. Fora dos períodos de maior procura (entre as 6.30 e as 7 horas, das 9.30 às 17 horas e entre as 20 e as 22.30 horas), a frequência baixa para as duas composições por hora, em cada sentido.
Os comboios de passageiros deverão demorar entre 25 a28 minutos para percorrer os
A comissão técnica liderada pela Autoridade Metropolitana de Transportes vai aprodundar os estudos efectuados pela CP, nomeadamente quanto à vertente económica do projecto e à sua componente intermodal. Porque a reabertura da linha de Leixões ao transporte de passageiros implica a optimização da intermodalidade, quer com os restantes serviços da CP (linhas do Douro e do Minho, em Ermesinde), quer com as linhas do metro do Porto. Nesse sentido, está prevista a construção de cinco interfaces. O investimento estimado para adaptação da linha de Leixões ao serviço de passageiros é de 1,3 milhões de euros.
O serviço de passageiros terá de ser bem articulado com o tráfego de mercadorias numa linha que, apesar de estar preparada (há muitas décadas) para receber via dupla, mantém-se em via simples, com excepção de um pequeno troço em Águas Santas, no concelho da Maia.
Actualmente, a linha de Leixões é usada para o transporte de mercadorias de e para o porto de Leixões. Todos os anos, milhares de contentores e toneladas de mercadoria passam pelos carris. E também há composições de passageiros a circular, embora não seja em exploração comercial. Trata-se de um serviço de transportes de trabalhadores da REFER (quatro comboios por dia), a partir de Contumil, via Ermesinde.
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