quinta-feira, 21 de maio de 2009

Antiga fábrica dá lugar a novo centro comercial

Retail Park junto ao acesso da A4, em Ermesinde, abrirá em 2010
2009-05-21
HUGO SILVA
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Valongo&Option=Interior&content_id=1238756

Fica logo à saída da auto-estrada (A4). Ou à entrada, dependendo do sentido em que se circula. As obras de construção de mais uma grande superfície no Grande Porto estão em marcha. É em Valongo, é o In Ermesinde Retail Park.
Dois enormes painéis publicitários informam os transeuntes do que está ser feito por trás das cercas metálicas, mas nem todos os moradores sabem, ainda, que ali está a nascer um novo centro comercial. Da antiga fábrica que ocupava o terreno restam as memórias. O In Ermesinde - projecto da Grande Solar, Nordasset e Banif Investments - deverá abrir em Março do próximo ano. Por agora, executam-se as escavações.
"Será um dos poucos retail park urbanos do país", evidencia Miguel Lopes, do grupo promotor, destacando a localização do empreendimento, "num miolo com cerca de 100 mil pessoas". O mesmo responsável sublinhou, ainda, as preocupações arquitectónicas do projecto, tendo em vista a sua integração no tecido urbano.
José Luís Pinto, vereador do Urbanismo da Câmara de Valongo, lembrou a "luta" com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para conseguir a instalação do equipamento comercial num terreno que era classificado como industrial no Plano Director Municipal.
O autarca acredita que o empreendimento pode vir a criar entre 150 a 200 postos de trabalho, contribuindo, ainda, para a dinâmica daquela zona. Miguel Lopes explicou que o retail park terá sete mil metros quadrados, distribuídos por 14 lojas, cinco das quais de grande dimensão. Sem adiantar nomes, o responsável revelou que estão na fase final as negociações para a instalação de duas marcas âncora, uma de electrónica e de electrodomésticos, outra de utilidades para o lar (cada qual ocupará dois mil metros quadrados).
O responsável acrescentou que também já está garantida uma "loja de moda de referência" e que o complexo integrará um "centro auto".
Miguel Lopes assegura que a oferta do In Ermesinde será distinta dos centros comerciais existentes na região. A zona de restauração ficará voltada para a rua, aproveitando a "paisagem da Avenida de Duarte Pacheco.
No Grande Porto, há mais de 30 shoppings, estando em construção ou em projecto pelo menos mais 17, incluindo diversos empreendimentos de retail park.

Sem comentários: