http://jn.sapo.pt/2004/11/10/grande_porto/45_milhoes_para_investir_2005.html
prioridades Requalificação urbana, rede escolar, projectos ambientais e zona industrial levam maior parte
josé mota |
|
Requalificação urbana é uma das prioridades da Câmara de Valongo para o próximo ano |
As obras do Polis de Ermesinde, nomeadamente a componente da requalificação urbanística, o apetrechamento da rede escolar, a consolidação dos investimentos em projectos na área ambiental e na Zona Industrial de Campo são as grandes apostas da Câmara de Valongo para o próximo ano. A autarquia propõe-se investir 45 milhões de euros em 2005. Mais de metade (55%) dessa verba destina-se aos referidos projectos.
A soma restante destina-se a iniciativas voltadas para a área social, direccionadas para as pessoas, como a dinamização do tecido empresarial ou a qualificação profissional.
Mas a maior parte do dinheiro vai mesmo para obras. No Polis, destaca-se a construção do novo edifício de serviços municipais e a recuperação da Vila Beatriz. Na rede escolar, a autarquia pretende concluir o esforço de construção de refeitórios em todas os estabelecimentos de ensino primário e pré-primário do concelho.
Também a componente ambiental merece destaque, com a construção do Parque Urbano de Valongo e a recuperação da envolvente às capelas de Santa Justa e de S. Sabino, bem no alto da serra de Santa Justa.
A requalificação da aldeia de Couce e consolidação dos respectivos acessos são outros projectos incluídos nas principais orientações da Câmara de Valongo para o próximo ano.
Noutra vertente, ganham relevo as construções dos pavilhões de Sobrado e de Campo (os necessários concursos públicos já foram lançados) e de um novo cemitério nesta última freguesia. Ainda em Campo, mas na zona industrial, será implantada uma via distribuidora principal, de forma a facilitar o escoamento do tráfego.
Em matéria de abastecimento de água e de saneamento, a aposta da Câmara de Valongo para 2005 passa pela construção de mais reservatórios, tendo em vista o aumento da capacidade de resposta em caso de necessidade.
O orçamento geral da autarquia, para o próximo ano, ascende a 76 milhões de euros.
O JN tentou ouvir uma reacção da Oposição socialista à lista de prioridades elaborada pela Câmara de Valongo (social-democrata), mas os nossos esforços revelaram-se infrutíferos, até à hora de fecho desta edição.
Sem comentários:
Enviar um comentário