quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Câmara refuta responsabilidades (camionetas)

http://jn.sapo.pt/2005/08/10/grande_porto/camara_refuta_responsabilidades.html


A Câmara Municipal de Valongo declinou, ontem, responsabilidades nos horários das camionetas que servem as urbanizações da Abelheira, Susão e Quinta da Lousa. Recorde-se que, tal como o JN ontem noticiou, a falta de transportes naqueles aglomerados habitacionais afecta mais de mil pessoas.

"Os horários foram elaborados pelas empresas e autorizados pela Direcção-Geral de Transportes Terrestres. Aliás, os mesmos obtiveram a concordância da Comissão de Utentes, através do seu presidente, João Cândido, que, em 2001, subscreveu um comunicado à população, conjuntamente com a Câmara e as juntas de Freguesia de Valongo e Alfena", pode ler-se num comunicado da autarquia enviado ontem ao JN.

A autarquia esclareceu, ainda, que, em 2001, celebrou um protocolo de comparticipação nos custos de exploração, "procedendo ao pagamento mensal de 4 .362,74 euros, por forma a garantir uma dessas carreiras, a linha 64".

Por outro lado, no comunicado sublinha-se que existe uma escola EB1 a 300 metros da Urbanização da Abelheira e que a Câmara garante os transportes escolares, de acordo com a legislação em vigor.

Por seu turno, a STCP sublinha que a carreira 64 é uma linha de serviço público, que não é rentável, porquanto regista fracos níveis de utilização. Daí que parte dos custos sejam suportados pela autarquia.

"No entanto, uma vez que a linha resulta de um acordo de exploração com a STCP, se a procura o justificar, equacionaremos o prolongamento da linha", referiu uma fonte da empresa. A mesma fonte sublinhou que está a pensada a integração desta linha no Andante.

Os utentes poderiam, assim, com um só título de transporte, utilizar o comboio, o metro do Porto, além dos autocarros da STCP.

Sem comentários: