sexta-feira, 26 de junho de 2009

Requalificação do Rio Ferreira arranca sábado em Valongo

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=395943&page=0

Os trabalhos de despoluição do rio Ferreira vão iniciar-se sábado, no concelho de Valongo, com acções de limpeza nas margens do rio e na praia fluvial de Sobrado, anunciou hoje a autarquia.
Esta acção que se realiza no âmbito do projecto «Corrente Rio Ferreira» decorrerá das 9:00 às 13:00, contando com a presença de muitos voluntários.
O projecto de requalificação ambiental do Rio Ferreira, um dos mais poluídos no distrito do Porto, envolve os municípios de Paços de Ferreira, Paredes, Valongo e Gondomar.
A operação, que abrange 33 outras entidades públicas e privadas e que se iniciou em Abril com a assinatura de um protocolo que define os termos do projecto, vai abranger a totalidade do leito e margens daquele curso de água, numa extensão de 43 quilómetros.
O território inclui zonas classificadas na Rede Natura 2000, desde a nascente, em Paços de Ferreira, até à confluência com o rio Sousa, em Gondomar, mas também zonas muito industrializadas, sobretudo empresas de mobiliário
No arranque da operação de limpeza, no concelho de Valongo, estará presente, cerca das 10:30, o presidente da autarquia, Fernando Melo, e o vereador do Ambiente, José Luís Pinto.
Também sábado, e para assinalar o início dos trabalhos nos quatro concelhos abrangidos pelo projecto, haverá grupos que vão efectuar um percurso em bicicleta, transportando assim uma bandeira com o logótipo do projecto «Corrente Rio Ferreira» desde a nascente (Paços de Ferreira) até à foz (Gondomar).
Os trabalhos de limpeza prosseguirão depois durante a semana com a colaboração de funcionários da autarquia e ao sábado com a colaboração de voluntários.
O projecto Corrente Rio Ferreira contempla, além das operações de limpeza das margens, vistoria às habitações da bacia do Ferreira, monitorização da qualidade da água, sensibilização ambiental e requalificação das margens.
Nos próximos quatro anos (período de vigência do projecto), os quatro municípios vão disponibilizar meios técnicos e humanos para o desenvolvimento das diferentes acções.
O objectivo principal da iniciativa, que é inspirada na recuperação ambiental do Rio Leça, realizada pelo município de Valongo, passa pela reabilitação ambiental de toda a bacia do rio Ferreira, abrangendo 183 quilómetros quadrados, onde residem cerca de 150 mil pessoas.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: