quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Hospital de Alfena estará pronto em Junho de 2009

http://jn.sapo.pt/2008/01/30/porto/hospital_alfena_estara_pronto_junho_.html

Hospital terá um tamanho "mediano". Será constuido por oito pisos

Carla Cruz


O Hospital Privado de Alfena (HPA), em Valongo, terá, de acordo com o futuro director clínico da unidade hospitalar, José Amarante, "equipamentos de última geração, do melhor que há no país". Foi desta forma que o responsável descreveu a futura unidade hospitalar do concelho de Valongo, ontem, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova unidade de saúde, que deve abrir no Verão de 2009.

O Hospital Privado de Alfena, nasce da parceria entre o Grupo Trofa Saúde, responsável pela concepção, gestão e desenvolvimento do HPA, e do Grupo Eusébios, encarregue da construção do mesmo. Trata-se de um hospital construído de raíz, apostado em reunir nas mais diversas especialidades o melhor equipamento e a melhor tecnologia para tratamento dos doentes. Ficará situado perto da rotunda do Megalito.

Ao mesmo tempo, a unidade de saúde pretende entrar em contacto com as demais unidades, acabando por funcionar entre si num sistema de rede, com troca de dados sobre pacientes.

No seu total, o projecto conta com um investimento de cerca de 30 milhões de euros. O edifício prima pela junção num mesmo espaço dos conceitos de funcionalidade aliada ao design e consegue também juntar arquitectura com engenharia hospitalar. Terá um tamanho médio, com cerca de 17.8787 metros quadrados, e será constituído por oito pisos. No novo hospital estarão concentrados todos os cuidados de saúde, com especial atenção para as áreas da Cardiologia de Intervenção, Oncologia, Medicina, Ortopedia e Reabilitação.

O objectivo passa por fomentar um sentimento de familiaridade entre médicos e pacientes, transmitindo a ideia de um hospital "acolhedor, onde as pessoas não se percam", salientou José Amarante. Com a criação do novo hospital, está prevista ainda a criação de 400 novos postos de trabalho.

Atento às mudanças que se têm verificando em todo o país na àrea da saúde, para o presidente da junta de freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, o investimento privado feito no concelho é uma lufada de ar fresco e uma aposta no futuro. " As iniciativas privadas serão a mola real do crescimento e do desenvolvimento", referiu.

Sem comentários: