quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Refer investe no eixo Contumil-Ermesinde

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1071312

00h30m

A Refer anunciou, esta terça-feira, a duplicação (duas para quatro vias) da linha do Minho, no troço compreendido entre Contumil e Ermesinde. Quando a obra estiver concluída, a Refer prevê a supressão de todas as passagens de nível.

Para já ainda não há prazos de início da obra, tempos de duração e qual o valor do investimento. Sabe-se que o projecto representa uma velha aspiração sempre adiada e reclamada pelos utentes e milhares de passageiros que, sobretudo, nas suas viagens pendulares (casa/emprego e vice-versa) têm de esperar longos períodos de tempo pelos comboios. Com uma agravante: nas horas de ponta são obrigados a viajar sem lugar sentado, na maior parte dos casos em carruagens sobrelotadas entre as estações de Contumil, na parte oriental da cidade do Porto e Ermesinde, uma das freguesias mais populosas do concelho de Valongo.

Agora, a Refer- Rede Ferroviária Nacional prevê a construção de duas novas vias entre as duas estações de forma a aumentar a capacidade do troço Contumil e Ermesinde. "Hoje em dia está praticamente esgotada", reconhece o comunicado da Refer.

Na mesma nota à Imprensa, a empresa admite que o investimento irá "permitir uma mais vasta e diversificada oferta de transporte nas linhas do Minho" e adianta que a mesma irá contribuir para a "melhoria da pontualidade dos comboios". O estabelecimento de melhores ligações a duas vias fundamentais e de grande atractividade para a Região Norte, ou seja, as linhas de Guimarães e do Douro, estão contempladas nos melhoramentos.

Uma vez que a duplicação da linha irá ter efeitos nos apeadeiros de Rio Tinto e Águas Santas (na zona da Palmilheira) a Refer prevê, igualmente, a remodelação das duas obsoletas estruturas há vários anos desajustadas da realidade. Neste contexto, serão construídas novas plataformas de passageiros, dotadas de novos abrigos de comunicações desniveladas, de forma a permitir a mobilidade de pessoas portadoras de deficiência e a criação de parques de estacionamento. Em Rio Tinto, será, ainda, criada uma ligação pedonal à estação da Lourinha, de forma a permitir melhores acessos à futura linha do metro para Gondomar.

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