terça-feira, 4 de março de 2008

Requalificação de Couce, Valongo, a bom ritmo

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=aa657f754cc9dcebd21f1b7e27428cde

Corredor ecológico concluído em Julho

A Câmara
Municipal de Valongo conta concluir, no próximo mês de Julho, o corredor ecológico que percorre cerca de 10 quilómetros ao longo das margens do rio Simão desde o parque radical da freguesia até Couce. Conforme adiantou ao JANEIRO José Luís Pinto, vereador do Ambiente, nesta típica aldeia, ficará apenas a faltar a recuperação das casas.


A necessidade de realizar inúmeras expropriações ao longo de todo o percurso é o que tem “atrapalhado” mais a obra, explicou, acrescentando que, neste momento, já estão colocados muitos troços do corredor ecológico que ligará o parque urbano de Valongo à aldeia de Couce, ao longo dos rios Simão e Ferreira. A partir de Julho será possível fazer todo este percurso, garante. Ao longo dos 10 quilómetros de corredor ecológico haverá vários pontos de entrada. José Luís Pinto faz questão de lembrar que o projecto implementado não é exactamente o inicial, uma vez que não foi possível avançar com a construção de duas pontes suspensas permitindo o atravessamento e a criação de vários circuitos, devido não só à dificuldade em encontrar quem o fizesse mas sobretudo pela onerosidade da obra.
Os trabalhos de requalificação e melhoria dos acessos à aldeia de Couce, iniciados no ano passado, estão numa fase muito adiantada. Conforme explicou, deste projecto do corredor ecológico faz parte a requalificação da aldeia de Couce, designadamente a construção do estradão de acesso ao aglomerado. A acessibilidade à aldeia era um dos problemas de Couce, uma vez que a estrada era em terra batida, dificultando muito a circulação automóvel que se agravava em dias de chuva. O estradão de acesso, já concluído, tem pavimento em paralelo e largura suficiente para passar apenas dois carros, prevenindo assim a circulação a grande velocidade. A iluminação pública da aldeia já está feita, estando ainda a ser realizada a empreitada de construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), ambas biológicas e programadas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Conforme destacou José Luís Pinto, os equipamentos estão a ser construídas aproveitando a estrutura das casas da aldeia, estando “perfeitamente integradas”. Depois da conclusão destas empreitadas, diz, segue-se a repavimentação dos caminhos da aldeia de Couce com calçada à antiga portuguesa.
A recuperação das habitações, que já foi alvo de uma candidatura há três anos, é o que ficará a faltar em Couce.

Sem comentários: